Acompanhe o andamento completo da CPI que investiga a empresa de transporte público municipal Vinscol.

por Gabriel Santos última modificação 07/08/2025 10h45
Fique por dentro de cada passo! Acompanhe, participe!

08/04 - Requerimento para instauração da CPI votado e aprovado em plenário.

 

10/04 - Comissão formada:
Presidente: João Furtuoso Bueno (CIDADANIA)
Relator: Hamilton Alves (PSD)
Membro: Adeilton Ramos da Cruz (PSB)
Suplentes: Maiára Alves (REPUBLICANOS) e Maurício Wisses (CIDADANIA)

14/04 - Foi apresentado o requerimento que determina o início das diligências preliminares.

O documento solicita informações detalhadas à empresa VINSCOL e à Prefeitura Municipal de Sabará com o objetivo de apurar possíveis irregularidades no cumprimento do contrato de concessão do transporte público, especialmente quanto às cláusulas oitava e nona, que tratam da qualidade e da continuidade dos serviços prestados.

02/05 - A comissão recebeu a documentação oficial tanto da Prefeitura Municipal de Sabará quanto da empresa de transporte público VINSCOL.

Os documentos entregues são considerados importantes para a investigação, pois contêm informações detalhadas sobre contratos do serviço na cidade.

19/05 - Os membros da comissão definiram a empresa que será responsável pela perícia nos cálculos que embasam a tarifa do transporte coletivo.

Além da escolha da empresa pericial, a CPI também apresentou os nomes das testemunhas que serão convocadas para prestar esclarecimentos sobre o tema.

28/05 - os membros da comissão tiveram a oportunidade de questionar e ouvir uma testemunha convocada para prestar esclarecimentos sobre o tema em apuração.

29/05 - A Câmara Municipal de Sabará contratou uma consultoria especializada para prestar assessoramento técnico à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades na concessão do serviço de transporte público coletivo municipal.

02/06 - os membros da comissão ouviram mais depoimentos de testemunhas convocadas para prestarem esclarecimentos sobre as questões investigadas.

30/06 - Os membros da comissão se reuniram para ouvir a assessoria técnica contratada pela Câmara.

Durante a sessão, a assessoria prestou todos os esclarecimentos esperados sobre as complexas questões que estão sendo investigadas.

07/07 - A sessão teve como foco ouvir diretamente os usuários do serviço, que relataram suas experiências com o transporte oferecido pela empresa VINSCOL, atual responsável pela operação no município.

06/08 - Entrega do relatório preliminar da empresa contratada pela  CPI.